Início Destaque Justiça do Piauí entrega tornozeleiras eletrônicas para penitenciária masculina de Picos

Justiça do Piauí entrega tornozeleiras eletrônicas para penitenciária masculina de Picos

Secretaria de Justiça do Piauí fez a entrega de tornozeleiras eletrônicas para a Penitenciária José de Deus Barros. A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (30). O secretário de Justiça em exercício, Carlos Edilson Barbosa, fala que Teresina, Parnaíba e Floriano já contam com o monitoramento virtual e que o presídio masculino de Picos já necessitava do equipamento de vigilância.

Equipamento será usado por detentos com direito ao semi aberto

“É um potencial onde o Poder Judiciário pode dar à pessoa que cometeu um crime um monitoramento eletrônico, uma medida prevista em lei, que é uma liberdade vigiada. Essa pessoa que for colocada em monitoramento eletrônico, ela será vigiada 24 horas, tanto aqui na cidade de Picos, que vai ter agentes penitenciários para isso, e mais um monitoramento em Teresina, que qualquer rompimento, qualquer divergência da medida judicial adequada, será comunicada à polícia imediatamente”, explicou Carlos Edilson Barbosa.

O diretor da unidade prisional de Picos, Sinval Barbosa, fala que a iniciativa beneficiará os detentos que poderão cumprir a pena no semiaberto. Ele destaca que a ação pode incentivar os presos que participam dos programas educacionais, por exemplo, que possam receber a remissão da pena e utilizar o equipamento.

“Um benefício e grande, principalmente para o reeducando, porque isso é competência do nosso Poder Judiciário, beneficiar o detento que acha que é merecedor e nós estamos aqui torcendo para que o nosso Poder Judiciário analise a situação de cada reeducando que se encontra dentro dessa unidade prisional”, destacou Sinval.

O monitoramento será feito em Picos e também em Teresina

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subseção de Picos, Frank Bezerra, destaca a importância de trazer a tecnologia como aliada do sistema penitenciário. “É importantíssimo trazer a tecnologia como aliada do sistema penitenciário, muitos presos hoje vão ter esse direito, nós advogados vamos buscar junto ao Poder Judiciário esse benefício, que é uma liberdade com restrição, é verdade, mas já é um tipo de liberdade”, definiu.

O evento contou ainda com a participação do prefeito de Picos, José Walmir Lima; o vereador Evandro Patury; a gerente de monitoramento da SEJUS (Secretaria de Justiça), Paula Barbosa; o gerente da penitenciária feminina de Picos, Danilo Hipólito; a diretora de humanização da Sejus, Dihna Carvalho; os delegados civis de Picos Agenor Lima e Jônatas Brasil e a defensora pública da 5ª Defensoria, Maria Teresa de Albuquerque.

CONFIRA OS ÁUDIOS:

CARLOS EDILSON BARBOSA-

SINVAL BARBOSA-

FRANK BEZERRA-