Início Destaque Justiça do Piauí entrega tornozeleiras eletrônicas para penitenciária masculina de Picos

Justiça do Piauí entrega tornozeleiras eletrônicas para penitenciária masculina de Picos

banner2

Secretaria de Justiça do Piauí fez a entrega de tornozeleiras eletrônicas para a Penitenciária José de Deus Barros. A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (30). O secretário de Justiça em exercício, Carlos Edilson Barbosa, fala que Teresina, Parnaíba e Floriano já contam com o monitoramento virtual e que o presídio masculino de Picos já necessitava do equipamento de vigilância.

Equipamento será usado por detentos com direito ao semi aberto

“É um potencial onde o Poder Judiciário pode dar à pessoa que cometeu um crime um monitoramento eletrônico, uma medida prevista em lei, que é uma liberdade vigiada. Essa pessoa que for colocada em monitoramento eletrônico, ela será vigiada 24 horas, tanto aqui na cidade de Picos, que vai ter agentes penitenciários para isso, e mais um monitoramento em Teresina, que qualquer rompimento, qualquer divergência da medida judicial adequada, será comunicada à polícia imediatamente”, explicou Carlos Edilson Barbosa.

O diretor da unidade prisional de Picos, Sinval Barbosa, fala que a iniciativa beneficiará os detentos que poderão cumprir a pena no semiaberto. Ele destaca que a ação pode incentivar os presos que participam dos programas educacionais, por exemplo, que possam receber a remissão da pena e utilizar o equipamento.

“Um benefício e grande, principalmente para o reeducando, porque isso é competência do nosso Poder Judiciário, beneficiar o detento que acha que é merecedor e nós estamos aqui torcendo para que o nosso Poder Judiciário analise a situação de cada reeducando que se encontra dentro dessa unidade prisional”, destacou Sinval.

O monitoramento será feito em Picos e também em Teresina

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subseção de Picos, Frank Bezerra, destaca a importância de trazer a tecnologia como aliada do sistema penitenciário. “É importantíssimo trazer a tecnologia como aliada do sistema penitenciário, muitos presos hoje vão ter esse direito, nós advogados vamos buscar junto ao Poder Judiciário esse benefício, que é uma liberdade com restrição, é verdade, mas já é um tipo de liberdade”, definiu.

O evento contou ainda com a participação do prefeito de Picos, José Walmir Lima; o vereador Evandro Patury; a gerente de monitoramento da SEJUS (Secretaria de Justiça), Paula Barbosa; o gerente da penitenciária feminina de Picos, Danilo Hipólito; a diretora de humanização da Sejus, Dihna Carvalho; os delegados civis de Picos Agenor Lima e Jônatas Brasil e a defensora pública da 5ª Defensoria, Maria Teresa de Albuquerque.

CONFIRA OS ÁUDIOS:

CARLOS EDILSON BARBOSA-

SINVAL BARBOSA-

FRANK BEZERRA-

banner2