Início Destaque Detentos da penitenciária masculina de Picos recebem certificação do Projeto Leitura Livre

Detentos da penitenciária masculina de Picos recebem certificação do Projeto Leitura Livre

Aconteceu na manhã dessa quinta-feira (30) na Penitenciária José de Deus Barros a certificação do Projeto leitura Livre de 29 detentos. A ação tem como objetivo incentivar as pessoas privadas de liberdade terem acesso à educação. Dentro do trabalho, além do conhecimento, é proporcionado ao preso a remissão de quatro dias na pena para cada livro lido, ao final ele faz uma redação e em seguida, uma prova para que ele possa receber o certificado e o benefício.

A coordenadora do projeto, Dihna Carvalho, fala que no Piauí há nove unidades prisionais que aderiram à ação, segundo ela, em todo estado, há 252 reeducando participando do Leitura Livre. Dihna fala que o principal provento desse trabalho não é a remissão da pena, mas dar ao preso uma oportunidade de adquirir conhecimento.

Dihna Carvalho

Josimar Holanda Nunes foi um dos presidiários que recebeu o certificado do Projeto Leitura Livre, segundo ele a iniciativa é uma abertura para que ele possa realizar seu sonho de cursar uma faculdade. Ele, recentemente, foi aprovado na avaliação do Enceja.

Josimar Holanda Nunes foi um dos presidiários que recebeu o certificado

O secretário em exercício de Segurança pelo Piauí, Carlos Edilson Barbosa, elogiou o contato com a leitura que é proporcionado ao encarcerado através do projeto. O secretário fala que a atividade auxilia na ressocialização dos presos.

Secretário em exercício de Segurança pelo Piauí, Carlos Edilson Barbosa

O diretor da Penitenciária José de Deus Barros, Sinval Hipólito, fala que o direito à remissão da pena é o benefício menor, ele destaca que o importante é o conhecimento e a cultura que são adquiridos.

Diretor da unidade prisional de Picos, Sinval Hipólito

O evento contou ainda com a participação do prefeito de Picos, José Walmir Lima; o vereador Evandro Patury; a gerente de monitoramento da SEJUS (Secretaria de Justiça), Paula Barbosa; o gerente da penitenciária feminina de Picos, Danilo Hipólito; os delegados civis de Picos Agenor Lima e Jônatas Brasil e a defensora pública da 5ª Defensoria, Maria Teresa de Albuquerque.

CONFIRA AS ENTREVISTAS:

DIHNA CARVALHO-

JOSIMAR HOLANDA NUNES-

CARLOS EDILSON BARBOSA-

SINVAL HIPÓLITO-

VEJA MAIS FOTOS: