Início Destaque Cadastro Ambiental Rural pode ser feito até dezembro

Cadastro Ambiental Rural pode ser feito até dezembro

O período de realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi prorrogando até dezembro de 2018, esse processo é importante na regularização ambiental de propriedades e posses rurais. A procura no município de Picos para fazer o cadastro já atingiu 90%, é o que diz o o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Picos, Ricardo Raimundo Araújo.

“O cadastro ambiental ele é desde 2012 que vem sendo feito, venceu dia 30 de maio, mas foi prorrogando até dezembro de 2018. Aqueles proprietários que ainda não fizeram o cadastro, é melhor estar buscando alguém para estar fazendo o cadastro e regularizando seus imóveis junto ao Ministério do Meio Ambiente”, disse.

De acordo com Ricardo Raimundo Araújo, os proprietários que não fizerem o Cadastro Ambiental esse ano, a partir de 2019, não terão como acessar programas de financiamento para agricultura. E na hora de fazer transferências de imóveis rurais para outra pessoa, terá dificuldades. No cartório, questões de inventário também não vão ter como estar fazendo, pois também necessita ter o Cadastro Ambiental.

Ricardo orienta para que os proprietários não deixem para fazer o registro na última hora. “O município de Picos acho que mais de 90% já foi feito, com bastante proprietário que já se cadastrou, geralmente as pessoas já procuram quando está encerrando o prazo. O brasileiro tem costume de deixar para a última hora, mas é bom aquele que ainda não fez, estar procurando, pois questão do sistema ninguém sabe, de repente deixa para a última hora e o sistema trava, não faz e aí tem dificuldade no futuro”, contou.

CONFIRA A ENTREVISTA

RICARDO RAIMUNDO ARAÚJO-