O Projeto Social Casa Aliança realiza no período de férias das crianças e adolescentes do Bairro Parque de Exposição uma semana cheia de atividades e espiritualidade. Esse momento já faz parte do calendário anual do projeto, é uma atividade bastante conhecida pela garotada no período das férias.
Segundo o voluntário, Luiz Aureliano, a colônia de férias proporciona muita diversão e conhecimento para as crianças e adolescentes, deixando de lado o tempo ocioso da maioria delas. “Essa colônia de férias a gente faz muita brincadeira para entreter as crianças com diversas atividades e dinâmicas”, relatou.
De acordo com o salesiano Amós Santiago, a colônia teve início nesta segunda-feira (09) e vai até sexta-feira (14), promovendo muitas ações através dos ensinamentos religiosos. “É justamente aquele que vem do centro da nossa espiritualidade, nós que somos Salesianos de Dom Bosco, nós presamos pelo chamado preventivo, onde Dom Bosco que foi um santo influente desde a Itália da sua época no tempo da revolução industrial cuidando dos meninos de rua, dizia que a prevenção é necessária para evitar com que os jovens entrem por outros caminhos desagradáveis até de destruição da própria vida”, pontuou o Salesiano.
O estudante do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Atílio Sousa, também está participando da colônia como voluntário e fala que veio contribuir para realização das atividades e ajudar no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes que participam do projeto.
“Está sendo uma experiência muito boa, pela questão que, dentro da universidade a gente tem poucas oportunidades de estar sendo incluso dentro desses projetos. […] É poder estar ajudando esses projetos que acontecem na cidade, sendo que as crianças vão ser beneficiadas de forma que, vai ajudar no desenvolvimento não só dentro da escola, mas fora dela também, ou seja, ambiente interno e externo da escola”, concluiu o estudante.
Ainda de acordo com a aluna do projeto, Steffany Moura, a colônia de férias traz diversos conhecimento e aprendizado através das provas da gincana cultural, ela relata que a Casa Aliança é um espaço onde existe amor, respeito, amizades, partilha e oportunidade de ser cada vez mais uma pessoa melhor. “A colônia está me ajudando a tudo, quando tem reforço escolar, eu não sei de nada, eu vou lá, algum voluntário me ensina a responder o que não sei, e assim eu aprendo”, disse.
Essa atividade de férias do mês de Julho conta com a parceria dos Salesianos de Dom Bosco, com o apoio da Unidade Escolar José de Deus Barros, das irmãs de São José da Concórdia, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), Mesa Brasil, voluntários e amigos do projeto.
TEXTO: Breno Gomes
EDIÇÃO: Daniela Meneses