Início Destaque Saneamento básico do Parque de Exposição causa transtornos e moradores cobram medidas

Saneamento básico do Parque de Exposição causa transtornos e moradores cobram medidas

Na manhã desta segunda-feira (15) foi realizada na Câmara Municipal de Picos uma audiência pública para discutir os problemas do saneamento básico do bairro Parque de Exposição.  Desde que a obra foi finalizada no bairro, os moradores enfrentam inúmeros problemas.

Em muitos pontos, as caixas de esgoto estouraram e os dejetos estão retornando para a superfície. As famílias estão convivendo com o mau cheiro e os insetos e roedores que são atraídos pelo material proveniente da latrina.

A presidente da Associação De Moradores do Parque de Exposição, Francisca Rosa, fala que já foram feitas inúmeras solicitações para a empresa responsável pela obra, a Multipla Engenharia, para fazer os reparos necessários, já que o trabalho ainda está no prazo de garantia, que são de cinco anos, porém, nada foi feito.

“Essa audiência pública foi provocada a partir do momento que a gente percebeu que as reuniões que já tinham sido feitas, não estavam chegando ao ponto que a gente queria, que era justamente saber quem é responsável pela obra do saneamento básico […]. Então a gente vem provocando tanto a Agespisa, quanto a prefeitura, porque a gente entende que são órgãos que, de uma certa forma, são responsáveis e têm que dar uma resposta para a população”, disse.

O morador Luís Nogueira falou emocionado que o povo é a parte mais fraca e que o que pode ser feito é pedir às autoridades e órgãos responsáveis para que uma solução seja dada para as famílias que residem no bairro. Na oportunidade, o senhor Luís falou que os políticos só procuram saber das demandas do bairro em tempo de eleição e nos anos posteriores, eles são esquecidos.

Luís Nogueira

“O problema ali é o saneamento muito errado que fizeram e hoje está custando muito caro para nós moradores, a gente fica tentando melhorar, mas eles ficam no empurra-empurra e a gente fica sofrendo. A gente vai atrás de uma solução, mas o lado da gente sempre é mais fraco. O pessoal só vê nosso bairro no tempo da política, mas nós precisamos trabalhar o tempo inteiro, porque é uma população pobre, mas são pobres que têm dignidade”, argumentou Luís Nogueira.

O gerente regional da Agespisa, Sergio Alves, destacou que a empresa, juntamente com a prefeitura, tomará medidas para reparar os danos das instalações do saneamento básico. Segundo ele, as obras deverão iniciar após o período chuvoso.

Sérgio Alves

Sérgio reitera que a responsabilidade seria da Multipla Engenharia, porém a empresa não dá nenhum parecer acerca do caso.

CONFIRA AS ENTREVISTAS 
FRANCISCA ROSA

LUÍS NOGUEIRA

SÉRGIO ALVES