O Hemocentro Regional de Picos tem conseguido manter o estoque em seu banco de sangue, porém, a assistente social Francivalbia Carvalho alerta para a necessidade de continuar as mobilizações e campanhas em torno das doações.

Durante o ano todo, o Hemopi desenvolve companhas para incentivar a população a doar em razão das alterações na demanda de sangue, sendo de suma importância a periodicidade, bem como a adesão de novos doadores.

Francivalbia Carvalho, Assistente Social do órgão – Foto: Fabiana Santos

Segundo a assistente social, a aproximação das férias de fim de ano exige que o Hemopi reforce o estoque para garantir o atendimento em casos de acidentes e outras ocorrências que aumentam durante o período. “Nós temos que estar sempre convidando, reforçando, intensificando a captação de doadores no mês de dezembro”, reforça Francivalbia.

Como doar

Para doar sangue, a especialista explica que a primeira coisa necessária é que o doador precisa estar se sentido bem. A partir disso, deve comparecer no Hemocentro portando documento oficial com foto e válido no território nacional, além da documentação, também precisa pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis.

O Hemopi também faz mobilizações para o cadastro de doadores de Medula Óssea, sendo exigido os mesmos documentos necessários para doação de sangue, mudando apenas o requisito que se refere a idade. Estão habilitados para se cadastrar pessoas entre 18 a 55 anos.

ENTREVISTA: FRANCIVALBIA CARVALHO, ASSISTENTE SOCIAL