Nesta segunda-feira, 16, começam os pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de junho. Recebem primeiro, os beneficiários do programa que têm NIS terminando com o número 1. O calendário de pagamentos se estende até o dia 30 quando recebem os beneficiários com NIS terminando em 0.
Os beneficiários de alguns municípios de seis estados recebem o pagamento nesta segunda, independentemente do NIS. O pagamento ocorre em cidades em situação de emergência ou em calamidade pública nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima, São Paulo e Sergipe.
As famílias que recebem seu benefício pelo Caixa Tem podem movimentar os recursos pelo aplicativo. Também nesta segunda, começam a ser repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, as parcelas do Auxilio Gás.
Além do benefício integral, cerca de 2,5 milhões de famílias estão na regra de proteção em junho. Em vigor desde junho de 2023, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.