O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a criação de sistemas e painéis de informação para que governos e hospitais possam divulgar dados atualizados sobre o tempo de espera dos pacientes na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). O foco é melhorar e acelerar consultas, exames e cirurgias em áreas como oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia e oftalmologia.
Segundo Padilha, a prioridade do governo é reduzir o tempo de espera para atendimento médico especializado. O anuncio foi feito pelo ministro nesta quarta-feira (11), durante reunião das Comissões de Saúde e Previdência da Câmara dos Deputados, em Brasília.
"Todas as pesquisas de opinião que são feitas com a população apontam que a maior preocupação da população brasileira hoje, em relação à saúde, é o tempo de espera para o atendimento médico especializado. Então nós resolvemos enfrentar esse tema com prioridade absoluta: ministério, estados e municípios."
No encontro, o ministro também afirmou que o Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes no SUS, sendo ainda referência mundial em imunização e transplantes. Em 2024, por exemplo, foram feitos dois milhões de consultas na rede pública.