
O Hemocentro Regional de Picos realiza nesta terça-feira (25) uma confraternização especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue. A celebração teve início às 9h30 na sede do Hemopi, com música ao vivo e um café da manhã para os presentes, e se estende até às 18h.
A coordenadora do Hemocentro, Maria Santana, destacou que o evento é um momento de celebrar os desafios superados pela equipe ao longo deste ano e também uma forma de reconhecer o papel fundamental dos voluntários que mantêm o banco de sangue abastecido para toda a macro-região.

“Hoje é dia de comemorarmos. Porque foi um ano de busca de doadores e esses doadores atenderam ao nosso chamado. O povo de Picos e da região [da cidade] é muito solidário e gosta de ajudar o próximo. Para a gente é muito gratificante saber que, quando o nosso estoque está abaixo, seremos atendidos [com doações]”, afirmou a coordenadora.

Durante o dia, os participantes podem aproveitar para realizarem doações de sangue. Em relação aos números de doações registrados durante o ano, a coordenadora os classificou como positivos, mas destacou que o tipo 'O positivo' necessitada de reabastecimento no momento.
“Desafiador, mas gratificante [o ano]. [...] No mês passado, por exemplo, nós tivemos mais de 500 cadastros e uma média de 460 bolsas. É gratificante saber que as pessoas estão atendendo aos apelos e ajudando pessoas a continuarem vivendo. [...] E quero fazer um novo apelo porque, hoje, o nosso estoque está estável, porém o sangue da tipagem O negativo está muito em baixa. Então, toda doação é importante nesse momento”, pontuou.

A assistente social da instituição, Nildete Sá, também falou da importância das doações recebidas ao longo deste ano, atitude de solidariedade que ajuda a salvar vidas. À nossa reportagem, ela comentou sobre o momento de confraternização pelo dia do doador.
“Esse dia, para nós, é muito especial. É como se fosse o nosso aniversário, é uma festa muito importante. Porque o Hemopi só existe porque existem os doadores. Então, o nosso coração está cheio de gratidão pela vida de cada um. [...] Doar sangue é um ato de amor e de muita generosidade”, explicou.
Um dos participantes do evento e doador, o vereador Hugo Vitor destacou a participação dos integrantes da Loja Maçônica Rei Salomão nas campanhas por doações de sangue. Segundo ele, inúmeras campanhas são realizadas para ajudar a unidade de saúde.

“A Loja Maçônica tem esse papel filantrópico de conscientização do bem ao próximo. Esta é a segunda campanha [que participamos] só este ano. A gente veio aqui em maio, se não me engano, e agora de novo. E já estamos programando outra [participação] para antes do Carnaval ou logo posterior ao Carnaval porque é um período que o Hemocentro precisa de bastante sangue”, declarou.

Confira as entrevistas completas:
Maria Santana
Nildete Sá
Hugo Vitor




