
O gengibre, produto muito utilizado na culinária e na medicina tradicional, vai muito além de dar sabor às suas receitas. Duas de suas características poderosas são as propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, que estão presentes em um composto chamado gingerol, conforme explica a a nutricionista do Grupo Mateus, Letícia Martins.
“Além dele, existem outros compostos como o shogaol e o zingerone que também possuem essas mesmas propriedades, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico, sendo muito indicado neste período de gripes e resfriados”.
O gengibre também é um remédio natural eficaz nesses casos. Ele estimula a produção de enzimas digestivas e melhora o fluxo da bile, presente no fígado, facilitando a digestão e aliviando sintomas como náuseas, especialmente durante viagens ou na gravidez.
Arroz com gengibre, sopas, biscoitos, bolos, saladas, marinadas, sucos são algumas formas de consumir o gengibre. Outra maneira muito popular de consumir o gengibre é através do chá, que pode ser quente ou gelado.
“Uma forma diferente é fazer com água com gás e, assim, simular um refrigerante saudável e refrescante. Mas atenção: se você tem problemas estomacais, precisa ter uma maior cautela ao consumir o gengibre, pois, em excesso, ele pode causar problemas digestivos como azia”, orienta a nutricionista.




