A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí (DIVISA) emitiu um alerta, na manhã desta quarta-feira (11), sobre a atuação de um homem que estaria se passando por fiscal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da própria DIVISA. Segundo o órgão, o suspeito tem feito ligações para farmácias de manipulação no estado, com o objetivo de intimidar os estabelecimentos por meio de ameaças de falsas notificações e aplicação indevida de multas.
De acordo com a DIVISA, esse tipo de abordagem não corresponde aos procedimentos adotados pela Vigilância Sanitária, que não realiza notificações por telefone, tampouco impõe penalidades sem seguir o devido processo legal e administrativo. A prática também não condiz com a conduta da Anvisa, cuja atuação ocorre sempre em conjunto com a vigilância estadual e dentro dos protocolos legais.
O órgão informou ainda que já recebeu diversas denúncias semelhantes e orienta que os estabelecimentos fiquem atentos e denunciem qualquer abordagem suspeita. A recomendação é que as empresas não forneçam informações sensíveis por telefone e comuniquem imediatamente às autoridades em caso de tentativa de golpe.
Recomendamos que as empresas que receberem esse tipo de ligação não repassem informações, nem realizem pagamentos, e entrem em contato com os órgãos de vigilância sanitária e comunique imediatamente para a polícia para relatar a situação, alertou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.
A colaboração do setor regulado é fundamental para evitar golpes e garantir a segurança nas relações institucionais.
“A empresa que receber esse tipo de ligação pode entrar em contato com a Ouvidoria da Vigilância Sanitária através do número 86 99466 8097”, finalizou Tatiana Chaves.