A campanha nacional “Junho Vermelho” inicia nesta terça-feira (10) no Piauí. O movimento busca conscientizar a população sobre a importância de doar sangue e ajudar a salvar vidas. No estado, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemopi) abastece toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada.
O Hemopi alerta para a necessidade de reforçar as doações no mês de junho porque, devido ao período de férias escolares e das festas juninas, os estoques ficam com 30% a 40% da quantidade considerada ideal.
Ações em Picos
Em Picos, entidades como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Picos), a Faculdade R.Sá e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizam eventos sobre a campanha nos próximos dias.
Tradicionalmente, o mês de junho é marcado por duas campanhas importantes: o Junho Laranja, que reforça a conscientização sobre anemia e leucemia, doenças que afetam diretamente a produção e a qualidade do sangue; e o Junho Vermelho, que tem como objetivo incentivar a doação de sangue. Além disso, as ações do mês também contemplam o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 14 de junho. No Brasil, estima-se que aproximadamente 1,8% da população doa sangue.
Para doar, o Hemopi orienta: estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (menores devem portar autorização impressa no site do Hemopi e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar acima de 50 kg e levar documento de identidade original com foto.
(Com informações de Agência Brasil)