A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na última terça-feira (3), a apreensão de lotes de dois medicamentos falsificados: o Rybelsus e Ofev. O primeiro é um medicamento oral para tratamento de adultos com diabetes tipo 2. O comprimido é usado para controle dos níveis de açúcar no sangue sem a necessidade de injeções diárias.
Já o segundo medicamento é indicado para tratamento e retardo da progressão da fibrose pulmonar idiopática (FPI) e da doença pulmonar intersticial associada à esclerose sistêmica (DPI-ES), também conhecida como esclerodermia.
A Anvisa orienta que a população e os profissionais de saúde adquiram somente medicamentos em estabelecimentos devidamente regularizados, sempre na embalagem completa (dentro da caixa) e mediante emissão da nota fiscal.
Em caso de identificação de medicamentos com suspeita de falsificação, os consumidores e os profissionais de saúde não devem usar o produto e devem entrar em contato com as empresas detentoras do registro desses produtos, para verificar sua autenticidade.