Nesta segunda-feira (2), foi lançado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em Teresina, o projeto Mente em Foco. A iniciativa vai levar aos municípios piauienses atendimento especializado para diagnóstico e emissão de laudos em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Os atendimentos serão realizados de forma itinerante, em um micro-ônibus adaptado com sala sensorial, destinado a crianças de 3 a 10 anos de idade. O serviço será conduzido por uma equipe multidisciplinar, composta por neuropediatra, médica clínica, neuropsicóloga, psicopedagoga, enfermeira e psicóloga clínica.
Para que a criança possa ser atendida pelo projeto, é necessário que ela tenha entre 3 e 10 anos de idade, apresente alto risco de autismo, esteja cadastrada no CadÚnico e seja referenciada por profissionais da Educação, Saúde ou Assistência Social do município.
A primeira cidade contemplada com a ação será Parnaíba. O lançamento será na terça-feira (3), às 19h, no Centro de Qualificação Janete Moraes Souza.
O projeto Mente em Foco é uma iniciativa idealizada pelo empresário Vespasiano Carvalho e conta com o apoio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil, destinada pelo deputado estadual Franzé Silva (PT). Os recursos foram viabilizados por meio da Associação Piauiense de Obras Missionárias (Aspom).
Etapas do atendimento:
Parceria com prefeituras, Governo do Estado, CRAS, APAEs, escolas e ONGs.
Aplicação de questionários validados e análise de parâmetros sociais.
Utilização de plataforma exclusiva para diagnóstico e emissão do laudo.
Encaminhamento da criança às redes de apoio municipais e estaduais.
Oferecimento de suporte jurídico aos responsáveis legais.