A partir desta quinta-feira, 29 de maio, todos os clientes do Banco do Brasil (BB) poderão usar o Pix automático. A instituição financeira foi a primeira a completar a fase de testes do Banco Central (BC). O sucesso nos testes permitiu que o BB lance o Pix automático cerca de três semanas antes das outras instituições financeiras.
Pelo cronograma oficial, a ferramenta será lançada pelos outros bancos em 16 de junho, com pessoas físicas como pagadoras e empresas como recebedoras. A nova função facilita pagamentos recorrentes a empresas e permite o agendamento de despesas periódicas, como contas de luz, mensalidades escolares e serviços por assinatura.
A ferramenta deve substituir o débito automático e o boleto bancário. O Banco do Brasil informou que oferecerá diferenciais, como o agendamento de cobranças com até 90 dias de antecedência. Além disso, o Banco também permitirá que a empresa divida o recebimento dos Pix em até seis contas diferentes.
Como funciona
Para poder cobrar Pix Automático, a empresa deve ativar um convênio com o BB para administrar o recebimento dos recursos pelo BB Digital PJ, a versão do site do banco destinada a pessoas jurídicas. O processo pode ser feito via Interface de Programação de Aplicações (API) ou por arquivos padronizados.
No BB Digital PJ, a criação de uma cobrança pode ser feita em poucos passos, com o cliente pagador recebendo no celular uma notificação do tipo push com o pedido de autorização. Uma vez autorizada, a cobrança passa a ser automática, com valores fixos ou variáveis.
A cobrança também poderá ser ativada por meio de Códigos QR, que podem ser usados para adesão direta ao Pix Automático. O recurso permite tanto a adesão imediata para pagamento da primeira cobrança recorrente como o pagamento inicial, com convite posterior para adesão à cobrança periódica
No caso do pagador, o cliente pode acompanhar, alterar ou cancelar as autorizações ativas diretamente pelo aplicativo do BB. O banco também manterá comunicação constante com os usuários sobre o status das transações, incluindo avisos de liquidação e notificações sobre saldo insuficiente.