A partir da sexta-feira (30), os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país para verificar se houve desconto associativo não autorizado em seu benefício.
O atendimento presencial é para quem tem dificuldade em mexer na internet. Para quem não tem esse problema, o atendimento é feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo site do INSS ou pela Central 135, sem precisar sair de casa. Caso o segurado já tenha feito a consulta por um desses canais, não é necessário ir a uma agência dos Correios.
Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão consultar se foi feito algum desconto no benefício, além de requerer a contestação de descontos não autorizados e consultar o resultado da contestação, por exemplo. Todo o atendimento será gratuito e realizado por equipes treinadas.
O atendimento estará disponível de forma contínua, sem prazo final para solicitar o ressarcimento. Para realizar o processo, o beneficiários deve levar apenas um documento de identificação oficial.
Além disso, se não for possível comparecer a uma agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.
É possível conferir a lista como os nomes das agências no site dos Correios, e pela central 135. A lista de agências também por esse vista através do seguinte link.