A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) divulgou nesta quinta-feira (22), dados que apontam para uma queda no consumo do café pelos brasileiros. Na comparação entre o quadrimestre de 2024 e o de 2025, houve uma diminuição de 5,13% das sacas vendidas.
De janeiro a abril de 2024, a entidade registrou vendas de mais de 5 milhões de sacas. Já na comparação com os quatro primeiros meses de 2025, a comercialização caiu para cerca de 4.753.766 sacas. O pico da diminuição no comércio do produto foi em abril. Na comparação com abril de 2024, o consumo caiu 15,96%.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço do café no Brasil subiu 80% entre abril de 2024 e abril de 2025. Eventos climáticos e o aumento do consumo no mundo foram alguns dos responsáveis pela alta no preço e, consequentemente, pela queda no consumo do produto no país. Os dados da Abic dizem respeito ao consumo do café no varejo, o que representa de 73% a 78% do consumo interno do país.
Dentre os tipos de café, o solúvel foi o que mais encareceu em abril, na comparação com o mesmo mês de 2024. O levantamento da Abic mostra as seguintes altas de preço no período:
Café solúvel: +85%;
Gourmet: +56%;
Tradicional/Extraforte: +50%
Especial: +42,3%;
Superior: +29%.
Em fevereiro, a Abic já havia alertado que os preços iam continuar subindo nos dois meses seguintes porque a indústria ainda não havia repassado todo o custo da compra de café em grão.
Alguns fatores que prejudicaram a produção e elevaram os preços do café foram:
Calor e seca: no ano passado, o clima gerou um estresse na planta, que, para sobreviver, precisou abortar os frutos, ou seja, impedir o seu desenvolvimento. Mas problemas, como geadas e ondas de calor, vêm acontecendo há 4 anos no Brasil. No período, a indústria teve um aumento de custos de 224% com matéria-prima e, para os consumidores, o café ficou 110% mais caro.
Queda de oferta global: grandes produtores, como o Vietnã, enfrentaram problemas climáticos e sofreram quebra de safra.
Maior custo de logística: as guerras no Oriente Médio encareceram o embarque do café nas vendas internacionais, elevando também o preço dos contêineres, principal meio para a exportação.
Aumento do consumo: o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil e no mundo, atrás apenas da água. Os produtores brasileiros têm aberto espaço em novos mercados internacionais, o que influencia na oferta da bebida internamente.
(Com informações do G1)