
Com 10 dias restantes para o encerramento do prazo, cerca de 20 milhões de brasileiros ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda 2025. A Receita Federal recebeu, até as 18h16 da última segunda-feira (19), pouco mais de 26,6 milhões de documentos, o que representa 57,78% do total esperado para este ano.
O período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começou em 17 de março e vai até às 23h59 do dia 30 de maio. Segundo a Receita Federal, 64,9% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, enquanto 19,2% terão que pagar Imposto de Renda e 15,9% não têm imposto a pagar, nem a receber. A maioria dos documentos foi preenchida a partir do programa de computador (83,3%), mas 11% dos contribuintes recorrem ao preenchimento online, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita), e 5,8% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para smartphones e tablets.
Um total de 48,1% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federal usaram a declaração pré-preenchida, por meio da qual o declarante baixa uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado representa 56,4% dos envios.
O Imposto de Renda 2025 será obrigatório para os contribuintes que se encaixarem nas seguintes condições:
Estão isentos da declaração os contribuintes que receberam até dois salários mínimos mensais, desde que não se enquadrem em outras regras de obrigatoriedade.
No Piauí, cerca de 147 mil contribuintes no Piauí ainda não fizeram a declaração. De acordo com dados da Receita Federal, até esta segunda-feira (19), 243 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) haviam sido enviadas no estado, o que representa 64% do total esperado, que é de 390 mil declarações.




