
A Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) registrou a criação de 8.202 novos empregos formais no setor de eventos de cultura e entretenimento durante o 1º trimestre de 2025. O dado consta no Radar Econômico da entidade e representa um crescimento de 39% em comparação ao mesmo período de 2024, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.
O levantamento mostra que o estoque de empregos no núcleo principal do setor em março de 2025 superou em 71,3% os números registrados em 2019, período anterior à pandemia. O chamado hub setorial, que reúne 52 atividades indiretamente ligadas aos eventos, como operadores turísticos, bares, restaurantes e hospedagem, apresentou aumento de 20,5% em relação ao mesmo período.
O consumo no setor de recreação atingiu R$ 11,27 bilhões em março de 2025, o maior valor mensal da série histórica. No acumulado do 1º trimestre, o total chegou a R$ 34,25 bilhões, com aumento de 3,2% em comparação ao mesmo período de 2024.
O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos contribuiu para a recuperação do segmento após os impactos da pandemia de covid-19. De acordo com a associação, as políticas públicas implementadas nos últimos anos permitiram o fortalecimento da indústria de eventos.
O Radar Econômico da Abrape utiliza dados do IBGE, do MTE e da Receita Federal para suas análises setoriais. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (12).




