
O feriado nacional do Dia do Trabalho, comemorado na próxima quinta-feira, 1º de maio, manterá fechadas as agências bancárias, dos Correios e do INSS. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as compensações bancárias não serão efetivadas neste dia, incluindo a TED.
O PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente, afirmou a federação. Já os boletos de cobrança e contas de consumo (como água, energia e telefone) com vencimento em 1º de maio poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia seguinte, sexta-feira (2), nas localidades que não tiverem feriado.
Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via Débito Direto Autorizado. No caso dos tributos e impostos que tenham vencimento no feriado, o pagamento precisará ser antecipado para evitar a incidência de juros e multa. Segundo a federação, os canais eletrônicos dos bancos podem ser uma alternativa aos clientes.
As agências dos Correios também não terão atendimento no feriado. Segundo a empresa, as atividades de atendimento e entrega de cartas e encomendas funcionarão normalmente nesta quarta-feira (30) e na sexta-feira (2). No sábado (3), haverá atendimento normal nas agências que operam neste dia da semana.
Os Correios ainda alertaram que a central de atendimento da empresa estará disponível por meio da Atendente Virtual dos Correios (Carol), no site dos Correios, na página "Fale Conosco", no chat (disponível diretamente no portal dos Correios) ou nos telefones: 0800 725 7282; 0800 725 0100 e 3003 0100.
Por fim, as agências do INSS também permanecerão fechadas em 1º de maio. O atendimento deve voltar ao funcionamento normalmente na sexta-feira (2). Segundo o órgão, os atendimentos pelo portal e aplicativo ‘Meu INSS’ e pelo telefone 135 estarão disponíveis.




