
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta, nesta segunda-feira, sobre a alta de casos de sarampo neste ano na região das Américas. Segundo a organização, foram registrados um total de 2.318 casos de sarampo, incluindo 3 mortes, até 18 de abril deste ano. O número é 11 vezes maior do que o observado no mesmo período de 2024.
Os casos foram registrados em 6 países, são eles: Argentina, Brasil, Belize, Canadá, México e Estados Unidos. A maioria dos casos foi registrada entre pessoas de 1 a 29 anos, que não foram vacinadas ou com situação vacinal desconhecida.
O Brasil notificou 5 casos, em 4 estados, envolvendo 2 crianças menores de 1 ano, sem vacinação, e 3 adultos, dos quais 2 com histórico recente de viagem ao exterior. Os estados que notificaram casos da doença no país foram São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Rio Grande do Sul.
Embora a vacina previna até 97% dos casos depois de 2 doses, mais de 22 milhões de crianças em todo o mundo não receberam nem ao menos a primeira dose em 2023. Esse cenário contribuiu para o aumento global de casos e a elevação do risco de surtos, especialmente entre as populações não vacinadas.
Atualmente, o risco de proliferação da doença em países das Américas é avaliado como alto, enquanto o risco global permanece moderado. A OMS orienta os países a manterem cobertura vacinal acima de 95%, fortalecerem ações de vigilância, atualizarem o status vacinal de viajantes e profissionais de saúde, e garantirem estoques adequados de vacinas e insumos médicos.




