
No Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho, comemorado na última segunda-feira (28), o Ministério Público do Trabalho (MPT) chamou atenção para o aumento no número de notificações de acidentes de trabalho graves no Piauí. Entre os anos de 2022 e 2024, o estado registrou um crescimento de 74% nas notificações.
De acordo com os dados, foram 1.932 casos em 2022, 2.487 em 2023 e 3.368 registros em 2024. Esses dados têm como base o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que reúne informações sobre agravos relacionados à saúde do trabalhador.
De acordo com a legislação brasileira, acidentes de trabalho graves são aqueles que resultam em morte, lesões graves que exijam internação ou que causem risco de óbito ou grande comprometimento funcional, como politraumatismos, amputações e fraturas de coluna, por exemplo.
Além dos registros de acidentes, a plataforma também aponta o número de concessões de benefícios previdenciários. Segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2024, cerca de 1,1 mil trabalhadores formais receberam auxílio-doença em decorrência de acidentes de trabalho no Piauí.
No mesmo período, 55 trabalhadores foram aposentados por invalidez pelo mesmo motivo. O levantamento considera os casos que foram oficialmente notificados ao Ministério da Saúde e não contabiliza casos como intoxicações exógenas ou acidentes com animais peçonhentos.




