
O Hemocentro Regional de Picos ainda enfrenta um cenário delicado: os estoques de bolsas de sangue permanecem em estado crítico, apesar do aumento no número de doadores registrado em janeiro. A coordenadora da unidade, Maria Santana, fez um apelo à população da macro-região para que continue colaborando com doações.
“Apesar de termos recebido uma quantidade maior de doadores neste mês, a demanda continua muito alta. A rotatividade da saída de sangue está maior do que em dezembro”, explicou.
Nos últimos dias, o Hemopi recebeu apoio de municípios vizinhos e de campanhas solidárias. “Amanhã vamos receber duas caravanas, uma de Simplício Mendes e outra de São João da Varjota. Além disso, tivemos uma grande mobilização organizada pela família de um adolescente, que trouxe muitas pessoas para doar em nome dele. Essa ação ajudou a salvar muitas vidas”, destacou Santana.
Ela lembra que o processo de doação é simples e seguro. “É rápido, não causa dores e logo o organismo recupera o sangue doado. No mesmo dia, a única recomendação é evitar esforços físicos, mas logo o doador pode retomar suas atividades normalmente”.
O Hemopi funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. “Reforçamos o convite para que as pessoas de Picos e da macro-região venham até aqui. Cada doação pode salvar até quatro vidas”, concluiu a coordenadora.




