
O comércio de Picos estará em pleno funcionamento no feriado da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A decisão foi tomada em razão da Convenção Coletiva de Trabalho de 2025, que antecipou a folga para o período do Carnaval, conforme explicou o advogado do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Picos (Sintracs), Giovani Madeira.
Segundo Giovani, a medida não representa desrespeito ao feriado, mas sim uma forma de compensação.
“No Carnaval não é feriado legal, é feriado por tradição. Então, nas negociações coletivas de 2025, conseguimos que o dia 30 de outubro fosse considerado feriado em alusão ao Dia do Comerciário. Esse feriado foi antecipado para a segunda-feira de Carnaval, 3 de março de 2025”, detalhou.
O advogado acrescentou que o feriado de 20 de novembro também foi antecipado para o dia seguinte, 4 de março, terça-feira de Carnaval.
“Foi um pedido da categoria, para não correr o risco de trabalharem no Carnaval. Assim, antecipamos o feriado legal da Consciência Negra para o dia 4 de março. Os dois feriados, 30 de outubro e 20 de novembro, já foram gozados em 3 e 4 de março de 2025”, afirmou.
Madeira reforçou que a abertura do comércio no dia 20 de novembro não é obrigatória, mas facultativa.
“Caso o setor lojista queira abrir, não há nada que impeça, em razão da Convenção Coletiva de Trabalho. Essa troca não tem nada a ver com desrespeito a nenhum feriado, foi apenas uma compensação, e assim o fizemos”, concluiu.
Com isso, os consumidores de Picos poderão contar com o comércio funcionando normalmente nesta quinta-feira, enquanto os trabalhadores já usufruíram das folgas durante o Carnaval.




