
A Black Friday, data marcada por grandes descontos no varejo, ocorre tradicionalmente na última sexta-feira de novembro. E, pela lei, o pagamento da primeira parcela do 13º salário deve ser feito até o dia 30 de novembro. Porém, em 2025, esse dia será em um domingo, portanto, as empresas devem depositar o benefício até o último dia com expediente bancário do mês, ou seja, na sexta-feira (28).
Dessa forma, o pagamento da 1ª parcela do 13º salário e Black Friday serão na mesma data. Especialistas alertam que o consumidor deve ficar atento para não se empolgar com o dinheiro do benefício e aproveitar os descontos sem prejudicar as contas. A orientação é que, aqueles que têm dívidas, use o benefício para quitar esses débitos.
“Antes de ceder à empolgação da Black Friday, vale olhar com atenção para as dívidas, principalmente aquelas com juros altos. Se houver algum empréstimo, pode ser mais vantajoso quitar parte dele agora, já que esses juros estão, literalmente, tirando dinheiro do seu bolso”, orienta Milene Dellatore, especialista em Finanças e Investimentos e diretora da MIDE Mesa Proprietária.
Caso reste valores do 13º ou não tenha dúvidas, as compras podem ser feitas, desde que com planejamento e que não leve a um novo, ou a outro, endividamento. O trabalhador deve considerar, ainda, a possibilidade de se investir (ou guardar) uma parte desse dinheiro.
Uma pesquisa da MindMiners revelou que 57% dos brasileiros foram convencidos por descontos a comprar produtos não planejados na edição do ano passado. Para este ano, entre os pesquisados, 24% estão planejando compras, 19% não estão planejando, mas pretendem comprar, 36% ainda não decidiram e 22% não pretendem participar.
Segundo a pesquisa, as compras da Black Friday 2024 se dividiram em três grupos: 63% de produtos já planejados com bons descontos, 30% de desejos de consumo aproveitados pela oferta e 27% de itens que não despertavam interesse inicial, mas se tornaram atrativos graças à redução de preço.
“Esses dados evidenciam que o brasileiro mantém um comportamento híbrido entre planejamento e impulso, sendo altamente influenciável por ofertas genuinamente atrativas”, diz a CMO da MindMiners, Danielle Almeida.




