
Nesta quinta-feira (06), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) iniciou uma ação itinerante na Câmara Municipal de Picos para atender eleitores que ainda não realizaram o cadastro biométrico. A iniciativa visa facilitar o acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral e ampliar o número de cidadãos regularizados no estado.
Segundo dados do TRE-PI, o Piauí possui 2.632.404 eleitores aptos a votar, mas mais de 129 mil — cerca de 4% — ainda não têm a biometria cadastrada. Para enfrentar esse desafio, a ação oferece serviços como alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão biométrica.

“Quem não tem cadastro biométrico pode se dirigir até a Câmara para atualizar o cadastro. Também temos a opção de atendimento regionalizado, para quem é de outra cidade do Piauí e precisa fazer alguma atualização”, explicou Antônio Diego, atendente cartorário da 10ª zona eleitoral.
A escolha da Câmara Municipal como ponto de atendimento foi estratégica. “Foi feito um levantamento pelo TRE quanto à carência de pessoas que não têm a biometria atualizada. Estabelecemos postos para que a população não precise se deslocar até o TRE. É um atendimento descentralizado”, destacou Diego.
Além de garantir o direito ao voto, a biometria tem impacto em outras áreas da vida civil. “Hoje o sistema do Governo Federal exige dados atualizados para diversos procedimentos, como abertura de contas bancárias. A revisão de foto, assinatura e digital é essencial para estar em dia com a documentação”, reforçou.
Para ser atendido, o eleitor deve apresentar CPF, comprovante de residência e, no caso de estudantes que não residem no local, o comprovante de matrícula. O atendimento regionalizado permite que cidadãos de qualquer cidade do estado realizem a regularização em Picos.
A ação está prevista para ocorrer apenas nesta quinta-feira, mas pode ser estendida conforme a demanda. “Dependendo da quantidade de pessoas que venham e dos atendimentos realizados, podemos marcar outra data para atender quem ainda precisa fazer a atualização biométrica”, informou Diego.
Ele também lembrou que alguns procedimentos podem ser iniciados pelo aplicativo da Justiça Eleitoral. “É possível começar o atendimento pela internet, mas para a coleta da biometria — foto, digital e assinatura — é necessário ir até o cartório eleitoral”, finalizou.




