A Polícia Civil do Piauí, por meio da 3ª Delegacia de Picos, investiga a morte de um idoso identificado pelas iniciais R.R. dos Santos, de 64 anos. O corpo estava sendo velado no Povoado Várzea Grande, em Itainópolis, quando o funeral precisou ser interrompido para realização de exames no Instituto Médico Legal (IML). O laudo pericial constatou uma lesão no crânio provocada por disparo de arma de fogo, com presença de chumbo.
Segundo o proprietário da funerária responsável pelo traslado, que preferiu não se identificar, por volta de 1h da madrugada desta segunda-feira (22) a equipe foi acionada após a morte do idoso no bairro Boa Vista, em Picos.
“Ao chegar, encontramos o cidadão falecido deitado em uma rede, acompanhado por uma cuidadora. Ela informou que havia acordado e percebido que ele já estava sem vida. Adotamos os procedimentos de praxe e levamos o corpo até Itainópolis, onde residia a família”, relatou.
Ainda pela manhã, familiares procuraram a empresa funerária em Picos relatando suspeitas de maus-tratos, já que o idoso apresentava uma lesão próxima ao olho.
“A família nos procurou por volta das 6h, alegando que o falecimento poderia não ter sido natural. Os encaminhamos à Delegacia de Picos e acompanhamos o caso. A delegada Laura Carneiro solicitou a remoção do corpo para o IML, interrompendo o velório na comunidade. A cuidadora relatou que o ferimento acima do olho direito seria resultado de uma queda”, acrescentou o empresário.
O corpo passou por exame no Núcleo Regional de Polícia Científica de Picos, que constatou uma lesão cerebral com fragmentos metálicos, confirmando o disparo de arma de fogo. Após a conclusão da perícia, o corpo foi liberado e sepultado na noite da própria segunda-feira (22), por volta das 21h, no cemitério da comunidade Várzea Grande.
Investigação
O laudo foi encaminhado à Polícia Civil de Picos, que investiga as circunstâncias da morte. Na manhã desta terça-feira (23), peritos criminais realizaram diligências no local do crime e ouviram a cuidadora, que usa tornozeleira eletrônica. O idoso residia com a cuidadora em Picos.