O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (15) que o bom desempenho da indústria brasileira é resultado das políticas adotadas pelo governo, que promovem estabilidade econômica, política, jurídica e social, criando um ambiente de previsibilidade para os negócios. Ele questionou aqueles que acreditam que o crescimento é apenas "sorte".
Lula destacou a queda no número de veículos vendidos entre 2012 e 2023 e o fechamento de muitas concessionárias, lembrando que, até recentemente, o país enfrentava dificuldades econômicas, com falta de carros e falta de poder aquisitivo. Ele reforçou que o sucesso atual se deve à circulação de dinheiro na economia, ao aumento da formação e dos salários, com o salário mínimo crescendo acima da inflação.
No evento em Resende (RJ), que marcou o início da produção do Novo Nissan Kicks, foram anunciados R$ 2,8 bilhões em investimentos pela multinacional, somando-se aos R$ 125 bilhões previstos para a indústria automotiva até 2033. A fábrica passou por uma ampla modernização, com a instalação de 98 novos robôs e a criação de 297 postos de trabalho.
O Complexo Industrial da Nissan em Resende, que conta com fábricas de veículos e motores, passou a contar com novos recursos, como 29 veículos guiados automatizados (AGVs). A unidade, que emprega cerca de 2,2 mil funcionários da Nissan e mais de 3 mil de fornecedores, também tem como meta aumentar a participação da marca no mercado automotivo brasileiro para até 7% nos próximos anos.
Guy Rodríguez, presidente da Nissan para a América Latina, ressaltou a importância do setor automotivo para a economia brasileira, com impacto de 2,5% no PIB total e 20% no PIB industrial. Ele destacou a relevância de desenvolver a cadeia de valor do setor para fortalecer o Brasil.