Nesta quarta-feira (10) a Guarnição da Polícia Militar (GPM) de Pio IX apreendeu 15 aves silvestres que estavam sendo mantidas irregularmente em uma residência localizada no povoado Marçal, zona rural do munícipio. A ocorrência foi registrada após o GPM receber uma denúncia informando que um homem, identificado pelas iniciais M.R.N.N, mantinha as aves em cativeiro.
Os animais estavam em condições ilegais, sem autorização do órgão ambiental competente e em desacordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).
Diante dos fatos, as aves foram apreendidas e as gaiolas e materiais utilizados pelo suspeito foram recolhidos. O homem foi autuado por crime ambiental.
O comandante do GPM de Pio IX, sargento Joelson Nascimento, destacou que esta é a segunda apreensão desse tipo. O ultimo caso foi registrado a cerca de quatro dias. As duas ações resultaram em mais de 40 aves recolhidas.
“Recebemos denúncias da comunidade. [...] O proprietário confirmou que capturava e criava esses animais apenas por hábito, sem qualquer justificativa legal. [...] Essa é a segunda apreensão em apenas quatro dias, resultando na libertação de mais de 40 aves e na destruição de todas as gaiolas e viveiros”, disse ele.