
A União Europeia reconheceu o Brasil como livre de gripe aviária e permitiu o retorno gradual das exportações de carne de frango para os países do bloco. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária nesta quinta-feira (4). O bloco europeu é o sétimo maior comprador de carne de frango brasileira.
Os países do bloco haviam suspendido a importação por causa de um caso de gripe aviária em uma granja comercial, registrado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, em maio. Em junho, o Brasil se declarou livre da doença após a desinfecção da granja afetada e não ter registrado nenhum outro caso pelo prazo de 28 dias.
No total, 41 países já retiraram o embargo sobre as importações da carne de frango brasileira. No último dia 25, o Chile, a Arábia Saudita, Namíbia e Macedônia do Norte também retiraram as restrições para a compra. Com o anúncio feito pela União Europeia nesta quinta, apenas cinco países mantêm embargo às importações, entre eles estão Canadá, China e Paquistão.
Países/blocos com restrições à carne de frango do Brasil
O Ministério da Agricultura também informou que o comissário da União Europeia se comprometeu em fazer uma reunião com os estados-membros do bloco para retomar o reconhecimento do alto nível de confiança no controle sanitário brasileiro, processo suspenso desde 2018 e que reconhece a equivalência de sistemas de inspeção sanitária para as exportações brasileiras.
O Brasil é o maior exportador de frango do mundo, sendo a China o principal comprador. Com a mudança, o país asiático passa a ser o único grande mercado do produto que mantém restrições ao frango de todo o país.




