Os moradores da região de Picos que precisem de ajuda com assistência fiscal podem receber atendimento gratuito do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). O programa, fruto de uma parceria entre a Receita Federal e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), oferece serviços contábeis para pessoas de baixa renda que não possuem condições de pagar um contador.
Os atendimentos são realizados no antigo prédio da UESPI, no bairro Junco, de segunda a quinta-feira. Entre os serviços ofertados estão: regularização de CPF, consultas fiscais, declaração do Imposto Territorial Rural (ITR), declaração do Imposto de Renda, parcelamento de dívidas fiscais e assistência para Microempreendedores Individuais (MEIs).
Os atendimentos são realizados por estudantes do curso de Ciências Contábeis e professores treinados. O professor Marcos Vinícius explicou como o programa funciona.
“Nós do NAF trabalhamos com supervisão e orientação da Receita Federal. Prestamos contas para a Receita de toda a assistência que é feita. Portanto, a população pode confiar no nosso trabalho. As assistências do NAF são feitas pelos alunos do curso de Ciências Contábeis. [...] eles são treinados, [por exemplo], para fazer reconhecimento facial, recuperação de senha GOV [e outros serviços]”.
Na quarta-feira (3), o NAF realizará uma palestra no campus Professor Barros Araújo (UESPI), no bairro Altamira, a partir das 18h. O evento abordará temas como a declaração do Imposto Territorial Rural 2025, aspectos legais, convênios com municípios, cidadania fiscal e serviços como o Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir), o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) e Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter).
Além disso, na quinta-feira (4) haverá um plantão de atendimentos no Junco sobre o ITR para os contribuintes. E à tarde, será ministrada uma oficina.
Todas as atividades são gratuitas e voltadas para toda a comunidade. Para alunos haverá certificados com horas extracurriculares.
CONFIRA A ENTREVISTA COM O PROFESSOR