
As tarifas impostas pelos Estados Unidos de Donald Trump contra o Brasil entraram em vigor. A medida começou a partir de 1h01 (horário de Brasília) desta quarta-feira (6). O presidente norte-americano determinou uma alíquota de 50% sobre as importações brasileiras. É uma taxa de 10% geral mais uma cobrança adicional de 40%.
Na prática, a medida deixará as exportações do Brasil aos Estados Unidos mais caras. Nem todos os itens terão a cobrança cheia de 50%. Foram excluídos do tarifaço completo 694 produtos brasileiros, equivalente a 43% de tudo que foi exportado aos EUA em 2024.
Estes quase 700 itens ficam só com a cobrança original de 10% da venda ao exterior. Alguns deles são importantes para os setores, como peças de avião e suco de laranja.
O Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) afirma que os produtos enviados do Brasil até 5 de agosto ficaram livres da tarifa adicional. Essas mercadorias terão até 5 de outubro de 2025 para entrar no país norte-americano sem que sejam cobradas pelas novas regras.




