
Os consumidores piauienses devem se preparar para um aumento na conta de energia elétrica a partir de agosto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a aplicação da bandeira tarifária vermelha, Patamar 2, o nível mais elevado da cobrança adicional por consumo. Isso significa um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos, valor superior ao praticado nos meses anteriores.
Segundo a Aneel, o principal motivo da mudança é a redução do volume de chuvas, que afeta diretamente o nível dos reservatórios das hidrelétricas. Com menos água disponível, é necessário acionar as usinas termoelétricas, que têm custo de geração mais alto.
Embora a decisão seja nacional e determinada por um órgão regulador, a Equatorial Piauí reforça seu papel na orientação ao consumo consciente. A distribuidora compartilhou dicas simples e eficazes para ajudar a população a reduzir o consumo de energia, principalmente no período de maior calor, que se aproxima:
O anúncio acontece às vésperas do B-R-O-Bró, período que compreende os meses de setembro a dezembro, tradicionalmente marcados por altas temperaturas no Piauí e aumento no consumo de energia. Para evitar falhas e sobrecargas no fornecimento, a Equatorial afirma que já está adotando medidas preventivas.
A expectativa é de que o cenário seja reavaliado em setembro, conforme os níveis dos reservatórios. Enquanto isso, o consumidor pode e deve adotar medidas para controlar os gastos e evitar surpresas no fim do mês.




