
O Piauí é o 4º estado do Brasil que mais registra acidentes envolvendo animais soltos em vias públicas, de acordo com a Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo o médico veterinário da Gerência de Zoonoses de Teresina, Marlon Castelo Branco, a ocorrência já é rotineira. Em 2025, o órgão recolheu uma média de 50 animais por mês.
O animal é recolhido e encaminhado para um curral da Prefeitura de Teresina. No local, o dono pode fazer o resgate, mediante o pagamento de taxas. A multa, pode variar de R$ 500 a 1,5 mil, dependendo da espécie do animal. Além disso, o indivíduo é notificado.
“A gente já faz esse trabalho de forma rotineira de segunda a sexta-feira, intensificamos o trabalho durante a noite. Encontramos uma quantidade excessiva de animais soltos”, explicou o veterinário.
Em abril de 2025, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente iniciou a Operação Porteira Fechada, para recolher animais, identificar e responsabilizar os proprietários deles, com multas e outras penalidades.
Conforme o delegado Fernando Aragão, diretor de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), nos primeiros 15 dias de julho, foram registrados 40 óbitos por ocorrências com animais.




