
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), com auxílio da Polícia Militar, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (16), a Operação Sintonia Feminina, uma ofensiva no enfrentamento ao crime organizado. A operação teve como alvo 29 pessoas, sendo 28 mulheres diretamente envolvidas com atividades de uma facção criminosa.
Foram cumpridos 74 mandados judiciais, sendo 29 de prisão temporária e 45 de busca e apreensão, nas cidades de Teresina, Parnaíba, Luís Correia, Oeiras, Picos, Canto do Buriti, Monsenhor Gil, Altos e Campo Maior. Além das mulheres que estão sendo presas temporariamente, um homem também foi preso.
As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de uma mulher, ocorrida em 6 de fevereiro de 2024, em Teresina. Ela foi flagrada com entorpecentes, um veículo roubado e materiais de interesse criminal. A análise desse conteúdo revelou a existência de uma estrutura criminosa composta por mulheres, com funções bem definidas e atuação coordenada.
Durante as diligências, a Polícia Civil identificou que uma das principais lideranças femininas da organização era companheira de Marcelo Aparecido Brandão, criminoso de alta periculosidade, preso anteriormente durante a Operação Draco-117, no município de São Raimundo Nonato.
A conexão reforça os vínculos operacionais entre lideranças da facção em atuação no estado. Entre os crimes investigados estão: organização criminosa (Lei 12.850/2013), tráfico de drogas, roubo e receptação de veículos, porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio.




