
O Piauí apresentou um forte crescimento na formalização de novos negócios no primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho, foram abertas 21.088 empresas no estado, o que representa um aumento de 29,03% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 16.344 novos empreendimentos.
Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), das empresas formalizadas neste ano, 15.303 são microempreendedores individuais (MEIs), registrados pela Receita Federal. Outros 5.785 empresários formalizaram seus negócios diretamente pela Jucepi.
Os setores que mais impulsionaram a formalização foram: Comércio (com 34,40% dos registros), Transporte, armazenagem e correio (com 11,86%) e alojamento e alimentação (com 8,91%). Esses números indicam o fortalecimento das atividades essenciais e dos serviços na economia local.
Segundo os dados, o Piauí bateu recorde em junho ao permanecer em primeiro lugar no ranking nacional da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O tempo médio total para abertura de empresas caiu para 5 horas e 37 minutos, considerando a participação dos municípios no processo.




