
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH) resgatou, na última sexta-feira (11), vinte animais silvestres no município de Picos. As espécies foram apreendidas pela Polícia Civil durante ações de fiscalização ambiental na região.
Entre os animais acolhidos estão saguis e diversas aves, como galos-de-campina, azulões, bigodes, trinca-ferros, tarins e pintassilgos. Todos foram levados à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que acionou a equipe técnica da SEMARH para realizar o recolhimento.
Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde passam agora por triagem, avaliação veterinária e quarentena. A ação é coordenada pela Gerência de Fauna da secretaria estadual e conta com o acompanhamento do médico-veterinário Alexandre Clark.
De acordo com Danielle Melo, gerente de fauna da SEMARH, o objetivo é, sempre que possível, reabilitar os animais para que possam retornar à natureza em condições adequadas. “Cada animal resgatado é avaliado e, caso não tenha condições de soltura, será encaminhado para instituições autorizadas”, explicou.
A Secretaria de Meio Ambiente reforça que o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres são crimes ambientais e que denúncias podem ser feitas de forma anônima aos órgãos de fiscalização.




