
O Brasil registrou os primeiros casos de uma nova variante do coronavírus, a XFG, também conhecida informalmente como “Stratus”. Segundo boletim do Ministério da Saúde, divulgado na última quinta-feira (3), as infecções pela nova cepa foram registradas no Ceará e em São Paulo.
De acordo com a nota do Ministério, o país tem 8 casos da nova variante, 6 deles foram registrados no Ceará e 2 em São Paulo. Não houve registro de mortes e, até o momento, todos os casos identificados apresentaram sintomas leves, semelhantes a uma síndrome gripal comum.
As infecções no Ceará foram identificadas de 25 a 31 de maio, conforme divulgado pelo governo cearense. A maioria dos casos foi registrada na capital Fortaleza. A rouquidão tem sido o sintoma mais recorrente. Pacientes também relataram tosse seca e dor de garganta, além dos sintomas mais comuns de covid, como febre, dores musculares e fadiga.
A XFG é uma subvariante recombinante de linhagens oriundas da Ômicron. A cepa é classificada como uma Variante Sob Monitoramento pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 25 de junho, devido ao crescimento de casos no mundo, especialmente no sudeste asiático. Ao todo, 38 países já detectaram a variante. A organização considera as vacinas atuais contra a covid-19 eficazes contra a nova variante.




