
A Polícia Civil do Piauí prendeu duas mulheres em Oeiras durante a Operação Draco 223, deflagrada na manhã desta quinta-feira (26) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, por meio do programa Pacto Pela Ordem. A ação visa desarticular a atuação do crime organizado, especialmente o núcleo feminino da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).
Coordenada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) com o apoio da Polícia Militar, a operação teve alcance estadual, com diligências também realizadas em Teresina. Em Oeiras, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva.
As investigações apontam que as suspeitas ocupavam posições estratégicas dentro da facção, atuando em funções como vigilância armada, transmissão de ordens e execução de ações táticas. O grupo feminino seguia uma estrutura com hierarquia própria, uso de codinomes, linguagem cifrada e simbologia específica, como o número 15.
Durante a operação, foram interceptadas mensagens que citam celebrações por execuções de rivais e o próprio estatuto da facção, que contém 45 regras internas e prevê punições severas, incluindo a pena de morte para traidores.

A Operação Draco 223 expõe a presença ativa e organizada de mulheres no contexto do crime organizado no Piauí e amplia o alcance das ações de investigação e repressão adotadas pelos órgãos de segurança do Estado.
Entre as investigadas está J.F.V.S., moradora do interior e mãe de dois presidiários, suspeita de envolvimento com o tráfico e de transportar drogas para o sistema prisional.
(Com informações de Oeiras em Foco)




