A penitenciária masculina José de Deus Barros, localizada na BR 316- KM 304, Bairro Altamira em Picos, avalia a retomada de visitas íntimas para os detentos. A previsão é que essa reintegração aconteça já a partir do próximo mês.
O diretor do presídio, Sival Hipólito, considera que essa medida terá um bom impacto no lado psicológico dos presos, após receber demandas a respeito do assunto.
“Entendemos que a necessidade existe, entendemos que o psicológico dos detentos vai ficar melhor. Isso é um compromisso nosso com os detentos, com a SEJUS (Secretaria de Justiça), e com a cidadania de cada um”, informou.
O presídio conta com o auxílio de profissionais da área da saúde como atendimento com psiquiatra, psicólogo, clínico geral, tabagismo e serviço social. Essas assistências acontecem todas as semanas, além de também ter ofertado cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no ano de 2021 para o começo de 2022.
Segundo Sival, é muito importante que sejam disponibilizados esses estudos para os presidiários, para que os mesmos tenham o benefício do resgate e após suas saídas possam ter um bom convívio com a sociedade em geral.
Diariamente são feitas por volta de 60 ligações dos detentos para seus familiares, o intuito desse contato é oferecer a estes um aspecto emocional tranquilo e afastar a ideia de possíveis fugas e ataques que prejudiquem a população.
Sival afirma ainda que o maior compromisso é trazer a paz para dentro do local, e que ao saírem não voltem a cometer crimes.
“A nossa unidade os familiares têm acesso a direção do presídio, porque nós sabemos que quem mais sofre com a prisão de um filho, são os pais, então a gente tem essa preocupação de colocar nossos serviços sociais para estar diariamente mantendo contato com as famílias, para transmitir a paz e a tranquilidade a todos”, finalizou.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA: