Diante de um vírus que parou cidades, atividades econômicas e pessoas, um dos grandes desafios dos profissionais de saúde que cuidam da mente tem sido disseminar orientações para que a pandemia do covid-19 não se alastre como uma epidemia de doenças psíquicas, como a depressão e a ansiedade.

Reunindo importantes dicas, o médico psiquiatra, Mauricio Sousa, concedeu uma entrevista na manhã desta quinta-feira (14) à Rádio Grande FM e falou sobre a importância de as pessoas buscarem alternativas para manter a saúde mental neste momento de isolamento.

Segundo o psiquiatra, neste período é possível observar um aumento no nível de ansiedade das pessoas, assim como stress e sono desregulado. Segundo ele, os idosos – que são do grupo de risco – estão sendo bastante afetados neste período de isolamento. Maurício relata ainda que a clínica onde trabalha, tem recebido idosos com crises de ansiedade em um nível mais elevado que antes do isolamento social.

Mauricio Sousa destacou que manter uma rotina saudável como dormir, se alimentar de forma adequada; praticar atividade física mesmo dentre de casa, ajuda a passar melhor por essa crise. O médico disse ainda que é importante se manter informado acerca do vírus, porém, é necessário regular a quantidade de informações para que não aumente o nível de ansiedade.

CONFIRA TODAS AS DICAS DO PSIQUIATRA MAURICIO SOUSA