Início Destaque Picos tem oito casos de tuberculose confirmados em 2019

Picos tem oito casos de tuberculose confirmados em 2019

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose mata, diariamente, cerca de 4,5 mil pessoas em todo o planeta e permanece com o status de doença infecciosa mais mortal do mundo.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é lembrado no dia 24 de março. Em alusão à data, a Coordenadoria Municipal do Programa de Tuberculose de Picos está realizando atividades no município com o objetivo de chamar a atenção da população para essa doença, que é considerada grave, infecciosa e silenciosa.

A coordenadora da pasta, Layla Luz, fala que durante todo o mês de março foram intensificadas as ações de controle e combate à tuberculose. E amanhã (29), profissionais da saúde de Picos estarão na Praça Josino Ferreira, a partir das 08h, esclarecendo dúvidas sobre a doença e ainda prestando atendimento para tentar identificar os sintomáticos respiratórios, que podem apontar a suspeita da presença da doença.

Cordeadora do Programa de Tuberculose de Picos, Layla Luz

“O objetivo é mobilizar a população no combate à tuberculose, onde estaremos orientando sobre a doença, os principais sintomas. Além de podermos também, nessa oportunidade, estar identificando os sintomáticos respiratórios, que são justamente as pessoas que estão com tosse por três semanas ou mais, que é um indicativo de sinal de alerta, que é um dos principais sintomas da tuberculose. Com isso, eu venho convidar a população, todos os profissionais de saúde e estudantes para estarem conosco na sexta-feira (29)”,destacou.

Casos confirmados

Layla Luz afirmou que este ano em Picos já foram diagnosticados 08 casos de pessoas com tuberculose, seis delas, com a doença em estágio de transmissão –tuberculose pulmonar –  e dois casos de tuberculose extrapulmonar.

A tuberculose pulmonar é uma infecção bacteriana contagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas que pode se espalhar para outros órgãos.

A extrapulmonar, tuberculose fora do pulmão, é a ganglionar, que acomete principalmente os linfonodos – órgãos do sistema linfático – próximos ao pescoço.

“Os principais sintomas da tuberculose pulmonar, porque existe a tuberculose pulmonar em laringe, que é a forma transmissível da doença, e os principais sintomas é a tosse persistente, podendo ela ser seca ou produtiva, por três semanas, ou mais; a febre vespertina, que é aquela febre à tardinha; suor intenso à noite; falta de apetite e emagrecimento. Já a tuberculose extrapulmonar, a questão dos sintomas vai depender do órgão que foi acometido, podendo acometer a pleura, gânglios; tem vários tipos de formas de tuberculose extrapulmonar”, explicou.

Em 2018, a Coordenadoria do Programa de Tuberculose de Picos registrou 19 pacientes com a doença, que foram encaminhados para fazer o tratamento. Layla alerta para a importância de o paciente finalizar a terapia medicamentosa, que dura seis meses. “O tratamento é gratuito e a tuberculose tem cura, só que o paciente precisa se atentar e não interromper o tratamento”.

No município o diagnóstico e atendimento são realizados no Posto de Assistência Médica, o PAM, localizado na Rua Sitônio Dantas, bairro Catavento. A população pode ainda buscar assistência na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro.

CONFIRA AS ENTREVISTAS COM LAYLA LUZ