A Secretaria de Saúde definiu nesta sexta-feira (4) o plano de ação de combate e prevenção da tuberculose nos presídios do Piauí. O órgão vai visitar as unidades prisionais de 14 a 17 de janeiro, principalmente aquelas onde casos foram confirmados. Segundo a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), só no mês de dezembro do ano passado dez detentos foram diagnosticados com a doença.

De acordo com a Sesappi, as equipes técnicas, além de verificar o esquema vacinal, vão coletar soro e escarro. O material será analisado no Laboratório Central (Lacen). A gerente de Atenção Básica, Dília Falcão, disse que o plano começa com a coleta imediata das amostras para iniciar imediatamente o tratamento, caso a doença seja confirmada.

“Após isso, continuaremos com o plano de ação trabalhando a prevenção e promoção da saúde para evitar novos casos”, explicou.

A ação, de acordo com a Sesapi, vai acontecer por meio do programa do Governo Federal, em parceria com diversas instituições, intitulado “TB nas Prisões”.

“A ação é trabalhada focando o lado educativo e feita em conjunto com a Secretaria de Justiça e ainda neste mês será implantado um plano de ação para fazer busca ativa constante dessa doença em todos os presídios do Piauí”, informou a Saúde.

A Sejus ficará responsável por  garantir a segurança da equipe nos presídios além de selecionar os privados de liberdade para a triagem.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) revelou esta semana que um detento do sistema prisional do Estado morreu no Hospital Penitenciário Valter Alencar vítima de tuberculose. Francisco Luciano dos Santos Nunes faleceu no último dia 27 de dezembro.

Segundo a Sejus, os casos foram diagnosticados em detentos da Casa de Custódia [2], Penitenciária Irmão Guido [4], ambas em Teresina,  Unidade de Apoio Prisional [3], em Altos, e na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima [1], localizada na cidade de Floriano.

Fonte: Cidade Verde