Equipe Multiprofissional da Gerência Regional de Educação de Picos.

A 9ª Gerencia Regional de Educação de Picos agora dispõe de uma equipe multiprofissional para atender as escolas jurisdicionadas da região de Picos. Através dos profissionais envolvidos, as escolas poderão solicitar ações que promovam o bem-estar socioemocional, além de serviços de suporte, escutas, rodas de conversas, capacitações de professores e membros da escola, projetos, palestras, campanhas especificas, orientações às famílias e entre outros serviços que estarão disponíveis.

Em entrevista concedida ao Portal Grande Picos,  a psicóloga do Núcleo Multiprofissional da 9ª gerência, Laíse Soares, explicou sobre a atuação dos profissionais envolvidos na rede.

Laíse Soares. Psicologa do Núcleo de Apoio Multiprofissional.

“O nosso intuito com a atuação da equipe multiprofissional é implementar junto a comunidade educacional, ações que promovam o bem-estar socioemocional, também prestar suporte e orientação quanto ao clima escolar e responder as demandas em situações escolares, especialmente relacionados aos conflitos e outras vulnerabilidades”, explicou Laíse Soares.

A equipe multiprofissional é composta por dois assistentes sociais, dois psicólogos e duas psicopedagogas, além do apoio jurídico, e dentro dos  serviços que a equipe  consegue executar no contexto das escolas jurisdicionadas, estão escutas, rodas de conversas, capacitações de professores e membros da escola, projetos, palestras, campanhas específicas com temas que serão abordados, orientações as famílias, assessoria ao trabalho coletivo e aos processos de ensino aprendizagem, mapeamento institucional, articulação da rede, busca-ativa, além de outras atividades que estão disponíveis para apoio das escolas.

Equipe Multiprofissional da Gerência Regional de Educação de Picos.
Núcleo de Apoio Multiprofissional da Gerência Regional de Educação de Picos.

É importante frisar que a equipe multiprofissional iniciou agora no início de setembro. E frente ao mês de prevenção ao suicídio, as primeiras ações a serem executadas pela equipe estão voltadas para o setembro amarelo e já foram agendadas algumas palestras e visitas para algumas escolas.

Todas as ações estão articuladas junto à gerência regional. Para ter acesso aos serviços da equipe multiprofissional, os diretores e coordenadores devem entrar em contato direto com a equipe ou com a gerência e as ações serão articuladas a partir desse contato.

“Já houve a apresentação da equipe para os diretores e muitos deles já conhecem qual é o fluxo para chegar com as ações na escola”, afirmou Laíse.

Confira a entrevista completa no podcast