Aconteceu na manhã desta sexta-feira (30), no Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (CTA), uma mobilização em alusão ao Dia Mundial de Combate ao HIV, celebrado anualmente no dia 1° de dezembro. A ação teve como objetivo orientar e conscientizar os pacientes sobre a doença.
Durante toda a manhã foram entregues preservativos, material educativo e ainda foram realizados exames e palestras com especialistas.
“Estamos chamando a atenção da população porque amanhã, dia primeiro de dezembro de 2018 já está com trinta anos que estamos nessa luta, nessa batalha, mas a gente teve muito avanço em relação a AIDS e HIV”, disse a coordenadora do CTA de Picos, Isabel Fontes.
De acordo com Isabel, de janeiro até novembro de 2018 foram diagnosticados 21 casos da doença, sendo 11 casos em mulheres, 9 em homens e um em gestante.
“Atualmente a gente atende nessa micro e macrorregião de Picos, e aqui a gente tem mais de 250 pacientes fazendo tratamento”, falou.
A coordenadora conta que muitas pessoas ainda têm resistência em utilizar o preservativo e fazer o exame. “ Que essas pessoas, principalmente no mês de dezembro, que é o dezembro vermelho, que eles procurem os nossos serviços para que eles estejam ouvindo as nossas palestras, as nossas orientações para eles se sensibilizarem e utilizarem o preservativo e também realizando o teste rápido, porque com o teste rápido, sendo diagnosticado, ele já inicia o tratamento”, contou.
As pessoas podem procurar o CTA para realizar os testes rápidos de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A avaliação é gratuita, qualquer pessoa pode fazer. É necessário levar o cartão do SUS e um documento de identificação para fazer o exame. O CTA disponibiliza diariamente preservativos masculinos e femininos, e também lubrificantes para a população.
Confira a entrevista
Isabel Fontes