A estação de meteorologia de Picos, situada na Universidade Federal do Piauí, passou por reformas nos últimos meses. Segundo o meteorologista, Eugênio Lopes, a instituição necessitou de uma parte da área onde fica localizada a estação para fazer a ampliação de uma obra.
De acordo com Eugênio, a única condição repassada para a universidade foi que a mesma arcasse com as despesas das obras.
“A gente abriu mão dessa área, com uma condição, que ela mesma custeasse a despesa da nova construção, isso ocorreu o primeiro encontro em 18 de abril. O coordenador geral do Nordeste veio do Recife, se reuniu com a direção da universidade e nós escolhemos o local ao lado”, disse.
O meteorologista explica que de imediato a construtora já deu início aos serviços desde o mês de maio, os técnicos vieram de Recife e fizeram as mudanças dos instrumentos e a reinstalação, concluído todos os serviços.
Eugênio falou ainda que aqui na cidade de Picos, somente ele trabalha na estação, e que já passou do tempo de se aposentar.
“Esse tipo de estação era para trabalhar no mínimo dois, mas a muitos anos que dado a situação do pais eu estou só, o colega que trabalhava comigo durante muito tempo faleceu, e não ocorreu mais concurso, eu já passei do tempo da aposentadoria, mas estou ainda esperando um concurso ou outra forma para que a estação não venha a fechar, seria uma tristeza fechar uma estação de meteorologia que tem mais de 50 anos”, pontuou.
CONFIRA A ENTREVISTA
EUGÊNIO LOPES