Início Destaque Sete comunidades rurais de Picos estão sem abastecimento de água há 20...

Sete comunidades rurais de Picos estão sem abastecimento de água há 20 dias

Famílias de sete comunidades da zona rural de Picos estão sem abastecimento de água há 20 dias. As localidades Carnaíbas I e II, Mocambo, Costaneira, Serra dos Pereiros, Serra do Tanque e Chapada do Fio recebem o apoio hídrico do Programa Carro-Pipa, que foi suspenso em Picos desde o dia 01 de junho.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, a previsão é que a operação retorne somente em julho, mas o coordenador afirma que esse prazo pode ser ainda maior.

Coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz

Ele conta que uma medida paliativa que a prefeitura municipal encontrou foi abastecer essas famílias com o carro do PAC 2. Entretanto, Oliveiro Luz disse que o veículo só tem capacidade para 14 mil litros de água e segundo ele, é insuficiente para o consumo das pessoas que residem nas comunidades assistidas pela operação.

“A defesa Civil, através da Prefeitura de Picos, mandou o decreto de situação de emergência e eu encaminhei através de ofício para a Defesa Civil do Estado e para o Ministério da Integração nacional em Brasília e estamos aguardando o retorno da resposta para ver se a partir do dia 01 de julho, a gente começa novamente a Operação Carro-Pipa”, pontuou Oliveiro Luz.

A OPERAÇÃO

A ação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem. O ato é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro. No projeto, são fornecidas 150 carradas de água mensais para Picos.

CONFIRA A ENTREVISTA DE OLIVEIRO LUZ-


VEJA MATÉRIAS RELACIONADAS:

Operação Carro Pipa pode ser suspensa na região de Picos

Operação Carro Pipa é suspensa em Picos e famílias ficam desassistidas