Servidores públicos, empresários e organizações da sociedade civil (OSCs) são alvos da Operação Tertium, deflagrada na manhã desta terça-feira (22), que investiga empresas e organizações privadas que receberam recursos públicos da Prefeitura de Teresina para execução de projetos dos quais elas não possuíam capacidade técnica ou operacional para realizar.

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) informou que as empresas ou entidades que possuem convênios com a administração municipal devem seguir regras na aplicação dos recursos. Além disso, a prefeitura ressaltou que todos os documentos referentes aos contratos com as organizações estão à disposição das autoridades. Leia a nota ao fim da reportagem.

Doze mandados de busca e apreensão foram cumpridos como parte da operação, da Polícia Civil do Piauí. Na investigação, a Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) verificou que uma das organizações alvo recebeu mais de R$ 1 milhão, entre 2018 e 2020, sem possuir capacidade técnica ou operacional para execução do contrato.

De acordo com a Polícia Civil, existem indícios de que alguns servidores de órgãos do município facilitaram a liberação de valores e ainda se beneficiaram com parte dos repasses.

A Polícia Civil informou que a investigação contou com apoio da Diretoria de Inteligência (DINT), e com auxílio, para o cumprimento dos mandados, de policiais da Deccor, Depre, Gerência de Polícia Especializada, Greco, DHPP, além de auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

Segundo a polícia, o nome da operação guarda relação com o chamado “terceiro setor”, formado por organizações privadas que executam atividades a partir de parcerias e ajustes firmados com o poder público.

Confira a nota da Prefeitura de Teresina:

A Prefeitura de Teresina tomou conhecimento da Operação Tertium, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí, nesta terça-feira, por meio da imprensa. Várias entidades e empresas possuem convênios com diversos órgãos da administração municipal e todas devem cumprir regras na aplicação dos recursos. Toda a documentação referente aos contratos que for necessária para o andamento das investigações se encontra à disposição das autoridades. A Prefeitura reitera o seu compromisso com a legalidade e correta aplicação dos recursos públicos.

G1 PI