Segundo uma fonte da coluna, está sendo articulada nos bastidores da política picoense a adesão de uma grande liderança política à pré-campanha do ex-secretário de Saúde, Aldo Gil (Progressistas), a deputado estadual. De acordo com a citada fonte, o político, apesar de não deter mandato, possui o potencial de votos de um vereador eleito da Capital do Mel.
De corpo e alma
Como vem ocorrendo com todas as aquisições do ex-secretário, o apoio não será somente para sua pré-candidatura, mas também para os pré-candidatos da chapa majoritária. É esperar para ver quem será a bola da vez.
Vozes do além
Vários são os comentários que rolam nas mesas de botequim sobre possíveis traições. Um experiente vereador picoense deixou um conselho para os colegas e demais lideranças. Segundo ele, o ideal é evitar alguns locais ou então entrar mudo e sair calado nestes espaços.
Deu a louca
O prefeito de Valença do Piauí, Marcelo Costa (Progressistas), fez esta semana uma verdadeira lambança. O gestor que seria o anfitrião do encontro das oposições que acontece neste domingo (03), resolveu romper com o grupo, aderiu a pré-candidatura governista e cancelou o evento.
Refletiu
No início da noite, o prefeito mudou de ideia e resolveu permanecer na oposição e gravou um vídeo confessando arrependimento e reafirmando a realização do encontro. Mas, no dia seguinte, lá se foi o prefeito mais uma vez gravar um novo vídeo pedindo mais tempo para tomar a decisão final.
Juízo Final
Até que enfim o prefeito chegou a um denominador comum e decidiu ficar mesmo ao lado de Sílvio Mendes e Ciro Nogueira. O encontro dos oposicionistas irá mesmo acontecer na cidade valenciana com representantes dos municípios do Vale do Guaribas.
O grande motivo
Lá dizem que o pivô do impasse, é a ex-vereadora Íris Moreira. É que a ex-parlamentar, que já foi aliada do prefeito, inclusive tendo sido sua secretária de Governo, e parece que ela está mais próxima do Ministro Ciro Nogueira e teria deixado o prefeito com uma pontinha de ciúmes. Mas, segundo um profundo conhecedor da política valenciana, não será nenhuma novidade se o homem mudar de ideia novamente antes do dia da eleição.
Será se pula?
Comentários vindos das bandas de Itainópolis, dão conta de que o prefeito Miguel Rodrigues (Republicanos), está armando o pulo para saltar do barco do time do povo, liderado pelo ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, e o ex-governador, Wellington Dias, ambos do Partido dos Trabalhadores, para subir na lancha da oposição, conduzida por Sílvio Mendes (UB) e Ciro Nogueira (Progressistas).
Lotação máxima
Parece que na carroça do vereador licenciado Afonsinho (MDB), não coube todos os seus seguidores mais próximos. O ex-secretário de Agricultura de Picos, Aurino Guimarães, até então aliado de primeira hora do parlamentar, não encontrou espaço carruagem.
Um lugar na sombra
Como não conseguiu um tamborete no Palácio Coelho Rodrigues, Aurino Guimarães, buscou um assento em outro palacete, o de Karnak. Ele foi nomeado pela governadora Regina Sousa (PT), para coordenar o núcleo rodoviário de Picos, do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). O ex-secretário certamente votará nos candidatos do time governista, o que significa um desfalque na contabilidade do vereador Afonsinho.
Lembrado
A pesquisa espontânea do Instituto Datamax na cidade de Picos aponta o nome do ex-deputado Mainha (Solidariedade) como o mais lembrado para deputado federal. O ex-parlamentar agradeceu ao eleitorado picoense pela confiança e o respeito, e reafirmou seu compromisso com a cidade e a região. No momento várias comunidades do município estão sendo contempladas com obras de pavimentação poliédrica por intermédio do pré-candidato.
Mais um na disputa
A região de Picos terá mais um postulante à Câmara Federal na eleição deste ano. O servidor público Edmundo Galvão (Psol) anunciou sua pré-candidatura. No pleito de 2018 ele concorreu ao mesmo cargo e obteve 1.019. Edmundo diz estar de olho nos votos de protesto, que segundo ele, não serão poucos.
Será mesmo?
Nas rodas de conversa da política local surgiu a informação que o empresário Raimundo Filho está acertando os últimos detalhes com o ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o pré-candidato ao governo Silvio Mendes, para entrar de vez na disputa por uma vaga à Câmara Federal. Parece que R. SÁ, como também é conhecido, quer garantias dos caciques para que sua pré-candidatura não tenha efeito ‘algodão doce’.
Na pauta
A jornalista Maria Santana, que exerceu uma espécie de quase tudo na gestão do ex-prefeito Padre Walmir Lima, é lembrada com frequência por várias lideranças comunitárias do município. Um dia desse, em uma roda de conversa de alguns representantes de comunidades, uma delas declarou que Santana sempre se esforçava ao máximo para resolver as demandas, e quando não era possível naquele momento, até o não da ex-gestora era agradável de receber.