Início Colunas Panorama: O mau pressentimento dos petistas raiz

Panorama: O mau pressentimento dos petistas raiz

Circulam comentários que a chagada de vários deputados e prefeitos ao Partido Trabalhadores está promovendo uma imensa preocupação aos companheiros raízes. Eles estão temerosos de serem pisoteados em seus municípios pelos recém-chegados em uma possível vitória do pré-candidato do partido ao Governo do Estado, Rafael Fonteles.

Um lugar ao sol

Dizem que em alguns municípios já há Ren-Ren-Ren até para montar a agenda da comitiva governista. Parece que os novatos querem expulsar os membros antigos da sigla das cadeiras que geralmente ficam ladeadas das estrelas da chapa governista.

Bola da vez

Comenta-se nos arredores da cidade que o ex-diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), e pré-candidato a deputado federal Castro Neto (PSD), vem sendo considerado a bola da vez para algumas lideranças da região de Picos.

Demorou

Castro Neto tem distribuído muita simpatia em determinados municípios. Segundo um passarinho, tem político lamentado devido o homem ter aparecido um pouco tardio e estes já terem mordido a batata de outros pré-candidatos.

Missão

O suplente de vereador Marcos Buriti (PTB) é um dos entusiásticas da pré-candidatura do ex-secretário de estadual de Saúde, Florentino Neto (PT), à Câmara Federal. Buriti declarou que irá se esforçar ao máximo, juntamente com os demais apoiadores do petista na cidade para manter a previsão de votos após a saída da vereadora Valdívia Santos (PT), do grupo de Florentino.

Mesa farta

A prefeitura municipal de Francisco Santos vai gasta mais de 234 mil reais com refeições e lanches. Os alimentos adquiridos serão fornecidos para várias pastas da gestão. Segundo um morador da terra dos espiritados, como são apelidados os francisco-santenses, com tanta comida à disposição, vai ter servidor brigando com a balança.

Voltou no tempo

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado Piauí Regional de Picos (Sinte), professora Gisele Dantas, disse que parece que o Estado do Piauí voltou à época da “República Velha”. Naquele tempo imperava a pratica do coronelismo.

Comparou

Segundo ela, o ex-governador Wellington Dias (PT) deveria ser chamado de coronel Dias. Já a atual comandante do Palácio de Karnak, Regina Sousa, representa muito bem a figura da capitã do mato, segundo a sindicalista.

Vale a pena ver de novo

Segundo um leitor da coluna, que é profundamente conhecedor da política bocainense, a velha e antiga rivalidade entre os dois tradicionais grupos políticos: azulão e amarelão, poderá ser reeditada no pleito de 2024.

O bafafá

O assíduo leitor revelou a este colunista que recentemente rolou um pequeno bafafá por lá. Dizem que havia um acordo de que o atual vice-prefeito, Gilberto Filho (PSB), disputará a sucessão do prefeito Erivelton Barros.

O X da questão

Até aí tudo bem, mas o X da questão é que no entendimento, a vaga de vice na futura chapa seria destinada ao filho do ex-prefeito Zé Luiz, “in memoriam”, mas o atual gestor tirou um nome do bolso para emplacar na vaga. Ainda de acordo com a fonte, o nome que o prefeito tirou da cartola não teria agradado o seu grupo político, e muito menos seus seguidores.

Trocando figurinhas

Ao que tudo indica, os insatisfeitos já estão trocando figurinha com o ex-prefeito Francisco Macedo, o “Macedão”, para uma futura parceria política. Caso venha vingar a aliança, o provável nome que encabeçaria a chapa seria o médico Josinaldo Cortez Barros.

Fechados

Vereador picoense Gilson Nunes (PTB) declarou apoio à pré-candidatura do ex-deputado Maia Filho (Solidariedade), à Câmara Federal. Gilsinho, como é chamado no meio político, atribuiu a atenção que o ex-parlamentar sempre teve pela cidade de Picos, as vezes em que ocupou mandato, o principal motivo para votar e pedir votos para o pré-candidato.

Só entusiasmos

Já o ex-deputado Mainha destacou que o apoio de Gilson Nunes surge num momento de fortalecimento da sua pré-candidatura. Ele ressaltou a importância da aquisição e reconheceu a valorosa contribuição que o vereador vem dando para o município através do seu mandato parlamentar. De acordo com Mainha, a parceria será duradora.

Crescendo

Quem está a cada dia que passa mais entusiasmado com o seu projeto de conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa é o médico neurologista Gutemberg Rocha (MDB). Segundo pessoas próximas a ele, sua pré-candidatura vem ganhando adesões de forma espontânea em várias regiões do estado.